Há livros que são assim, ser ser assim. Ou seja, livros que parecem ser um "tipo de livro", e são-no, mas são também uma outra coisa. São mais. São fora da ordem.
Fora da ordem é onde estamos hoje no mundo, por isso, para hoje, arranjei também dois livros fora. Livros que reconfiguram a ordem. Haja esperança.
Contas-me? é um livro de números, de contar, totalmente atípico. (Por favor não o encaixem na etiqueta dos ludodidáticos, seja lá o que isso for.)
Quando pensamos que, aí vamos nós, 3, 4, 5, eis que depois das 7 lagartas, a página seguinte nos faz estacar. Ou talvez sorrir, ao de leve, pelo canto da boca.
Logo depois ficamos mais alerta, com um número que contém tempo: uma barriga que espera 9 meses. A barriga tem ao lado dez dedinhos, já cá fora, no mundo, refrescando-se numa água transparente.
Por esta altura estamos totalmente fora da ordem, mas achamos que já percebemos o jogo. Mas acontece que, do 10 passamos ao 12, e logo depois para o 26. E, quando já estamos totalmente desconsertados por este louco ábaco, os números ainda decrescem, fracionam-se, ganham vírgulas e zeros que não cabem nas páginas e tornam-se — segurem-se — indefinidos.
Imagino vários miúdos a sentirem que lhes puxaram o tapete por baixo dos pés, quando a lógica da sequência se quebra. Mas é exatamente nesse puxão que o tapete-chão se transforma em tapete voador. E aí vamos nós, sim, sem sequência, mas suspensos na mais bela consequência: a surpresa.
Contas-me? chegou no fim do ano para entrar em direto para o pódio do livro do ano. Um livro de contar que é um poema, um poema que é uma história, uma história que é de adormecer, um sonho que é um dia, um ano, uma vida, revelada em inusitadas fotografias-aguarelas.
A infância, o campo, as viagens e a memórias. Números e tempo, finito e infinito.
E que par arranjo para esta obra?
Um pequeno livro que também é mais do que parece.
Que também começa com um ovo (espaço e tempo) e que também acaba no fim do dia (tempo e espaço).
Um ludodidático (cruzcredo) que brinca com os conceitos "dentro e fora", "nascer e crescer",
uma história de adormecer muito fora (mas dentro de parênteses) — e por dentro de uma rica vida.
...................................................................................................
Planeta Tangerina, 2025
Inês Viegas Oliveira
isbn 9789899061330
Upa Editora, 2025
Alejandra Acosta
isbn 9789893523490
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Sem comentários :
Enviar um comentário