FAQs

A prateleira-de-baixo tem alguma livraria?
Não, a p-d-b é um site onde se mostram livros. Desde janeiro de 2017 disponibiliza um serviço, o PACOTE da prateleira-de-baixo, que é três: clube de leitura/livraria online/curadoria personalizada. [ver mais em baixo e no menu PACOTE]

Quem seleciona os livros apresentados?
Sou eu! [ver menu SOBRE]

A p-d-b tem posts pagos?
Não.

A p-d-b recebe livros de editoras?
Desde que o blogue começou, algumas editoras ou ilustradores foram enviando de forma esporádica os seus livros. Depois, em outubro de 2015, contactei algumas editoras, e estas passaram a enviar-me alguns livros (sobre os quais escrevo ou não). Continuo a procurá-los fora do país, em alfarrabistas, em feiras, em blogues e a mostrá-los aqui.

Como é feita a seleção dos livros que aparecem na p-d-b?
A seleção é feita duma forma totalmente afetiva: porque tem a ver com o que se vai passando com os leitores cá de casa, ou com a época do ano, ou com o que se vai passando no mundo — interior ou exterior. Ou porque chegou um livro duma viagem, ou porque desencantei alguma coisa numa feira, ou porque há uma novidade que nos entusiasma!

Como é feita a seleção dos livros que são enviados no PACOTE?
A seleção é feita a partir da descrição da criança feita por quem a inscreve no PACOTE: a sua idade, se é menino ou menina, se tem irmãos, se a criança anda com medo do escuro, se há uma novidade ou um clássico que qualquer menino de 4 anos, por exemplo, tem de ter na prateleira-de-baixo de sua casa, se é primavera ou outono, se vive em Portugal ou não, na cidade ou no campo. À partida, os livros selecionados serão do catálogo das editoras que convidei para Parceiros deste Pacote, mas continuarei à procura de surpresas nos alfarrabistas e em feiras. [Parceiros: Planeta Tangerina, Orfeu Mini, Bruaá, Pato Lógico, Kalandraka, Serrote, Presença, Livros Horizonte, Polvo e Morapiaf]

Para que idade está pensado o PACOTE?
Para qualquer idade. O universo pode ser pensado no leque dos 0 aos 14. Basta indicar no formulário da subcrição, a data de nascimento do miúdo ou do graúdo!

Tenho vários filhos. Como posso fazer para cada um deles receber um livro?
Se não quiser subscrever um PACOTE para cada um, no formulário pode indicar os nomes, idades, etc, e pedir que o PACOTE seja pensado a cada mês para as várias crianças, alternando o tipo de livros.

O que acontece se receber um livro que já tenho?
Além de enviar novidades editoriais, não vou resistir a enviar os nossos favoritos de sempre.
Está contemplada a troca de um livro por trimestre: quem recebeu envia para mim (estes portes ficam a seu cargo) e eu envio um outro (no pacote seguinte ou à parte, se o repetido for no último mês do trimestre) com os portes a meu cargo. Também posso enviar um email prévio com os livros propostos (se bem que assim se perde a surpresa, pelo menos para o "comprador"... ) ou podem enviar-me a lista da vossa biblioteca, para que eu possa ter em atenção os livros que já têm.

Porque é que também há jogos?
Embora mais espaçadamente, falo de jogos e filmes na prateleira-de-baixo porque também fazem parte da nossa vida e porque acreditamos que são ferramentas importantíssimas de crescimento, auto-superação, cultura, convívio e discussão. E porque, como os livros, nos têm dado imensas horas de prazer simples em família.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful