Como a Liberdade continua (sempre!) na ordem do dia, os livros que aqui ia pôr a propósito do 25 de abril e que achei que assentavam bem para o fim de semana de eleições, chegam ainda mais atrasados, no rescaldo — mas mais pertinentes do que nunca.
É mais um par da coleção Missão Democracia, da Assembleia da República: o Tu és livre?, que é uma pergunta e o Sempre!, que é uma exclamação. Quase como se um fizesse a pergunta e o outro a respondesse.
Ana Pessoa e Rita Taborda Duarte, conduzem-nos por uma linha de pensamento, num, e por uma memória, noutro. São ambos livros construídos de dentro para fora.
Mariana Malhão e Madalena Matoso, com linguagens gráficas muito diferentes, aproximam-se (para lá das quatro inicias partilhadas) na explosão de cores com que pintam estes pensamentos e estas memórias. Por vezes os fundos escurecem, como no mundo fora das páginas dos livros e como os pensamentos e as memórias.
Na Páscoa estive mais tempo com os meus sobrinhos pequenos e lembrei-me de que como, em crianças, temos a liberdade tão condicionada diretamente pelo mando de outros — ao mesmo tempo que a época mais livre da nossa vida. E o Tu és livre? trata bem a Liberdade (com letra maiúscula) através de situações que os miúdos conhecem bem da sua experiência com a liberdade (com letra minúscula).
É um convite à reflexão, mas também à ação.
O Sempre! responde à famosa pergunta "Onde é que estavas no 25 de abril?" através da biografia da autora citando diferentes canções. A música está na génese da nossa conquista da liberdade e ficou intricada na sua história. Foi, e é, ao mesmo tempo uma linguagem e um código, uma arma e uma bandeira.
Porque há demasiadas pessoas para quem a Liberdade parece estar fora de moda, talvez devamos hoje sair à rua a cantar o refrão: "Tu és livre? Sempre!". Só para que não reste mesmo dúvida nenhuma sobre o país (lugar&tempo) em que queremos viver.
.....................................................................
Edições Assembleia da República, 2024
Ana Pessoa texto, Mariana Malhão ilustração
isbn 9789725568569
Sem comentários :
Enviar um comentário