Ao meu lado ia uma sueca com dois lobos tatuados no braço, juro que é verdade. E a sueca era enorme e loira como as suecas são nas histórias, juro que é verdade.
No outro braço tinha tatuada uma espécie de pulseira índia, de modo que ali, entre ela e o oceano, entre as lentilhas amarelas com tikka masala e a almofada com a fronha que me punha os cabelos no ar, me confundi com a Bolota.
O livro chegou na hora H, mesmo antes de me pôr a caminho do outro lado do mundo. Nesse dia, em que ia pela rua como sempre armada em homem do saco a dizer palavrões para dentro - porque toda a gente sabe que as mães não dizem palavrões - contra o peso que iria carregar até ao 5º andar, e me chamam da esquina da rua acenando um pacote (sim, há livros que me chegam à esquina da rua em maravilhosos pacotes, juro que é verdade), subi leve, afinal, para pôr o livro na mala.
Escrevo este postal sentada entre as nuvens e a sueca - que agora tem um colar feito de almofada (juro que é verdade) e podia dizer que escolhi a refeição vegetariana porque é sempre certo que é a melhor nos aviões, ou porque é mais saudável, ou porque é menos um frango degolado; o que é certo é que a Miss Kitty teve grande influência sobre a minha escolha, não há como negá-lo.
Ela é a irmã que nunca tive e que procuro atabalhoadamente em cada uma das minhas amigas. O que vale é que o meu irmão é um belíssimo Fóssil, a minha mãe é uma Força da Natureza e o meu pai um Homem de Sol. Por isso, posso hoje ser uma Bolota feliz e, ao mesmo tempo, um furacão Blanche, o que é mesmo muito estranho.
Não perceberam? Pois é, terão de ler o livro.
Eu no final fiquei a saber que:
1. Carla Maia de Almeida tem a idade do meu Fóssil e ambos nasceram no ano em que o Homem pisou a lua - facto que sempre, secretamente, invejei e que nunca lhes perdoarei.
2. António Jorge Gonçalves é aquele que andou pelo mundo a desenhar pessoas nos Metros - facto que sempre, abertamente, invejei e que nunca lhe perdoarei.
3. Dois Passos e um Salto tem neste volume II um romance para miúdos nada fácil, nada meigo, mas muito bom. Esta deve ser a tal história para a qual há um aviso sobre "histórias com final feliz e outras que farão o possível para isso".
E descanso um pouco mais, enquanto os cabelos se põem em pé na almofada notando já sem espanto, mesmo antes de fechar os olhos, que a sueca tem desenhos de flores nas unhas,
mesmo iguais aos que estão no desenho da página 50.
Juro que é verdade.
........................................................

Planeta Tangerina, 2013
texto Carla Maia de Almeida, ilustração António Jorge Gonçalves
isbn 9789898145536
oferecido!
oii lindo seu espaço
ResponderEliminarfaço algumas peças em MDF, quando puder da uma olhada la
abração Renato
http://renatoartesanato.com/loja/