23.5.18

Construir a Constituição

Comprei este livro há meses na Baobá a pensar no dia de ontem.

aqui fui falando de como a política está presente nesta casa, da curiosidade que os miúdos têm em ir percebendo o mundo em geral, o país em particular.

Essa sede vem do lado do pai deles e eu vou acarinhando como posso — porque tenho muito orgulho nesse olhar atento ao mundo e porque todos os dias me parece mais importante fazê-los crescer também como cidadãos. Muitas vezes faço-o com um livro.

Os meus filhos só partilham a vida de um Avô, o meu pai. O outro Avô morreu há já 20 anos, sem o ter chegado a ser em vida.

Escreveu, teve uma vida pública, muitos amigos e uma família que dá vida à sua memória, por isso os miúdos têm também um bocadinho deste Avô ao mesmo tempo que experimentam a sua ausência.

Isso foi mais claro e intenso que nunca para eles no dia de ontem onde tiveram a sorte de ver e ouvir tanta gente incrível que os ajudou a construir um retrato do Avô.

Uma das coisas pelas quais lutou foi por uma Constituição justa e sólida, por isso me pareceu perfeito este livro sobre este documento fundamental dum país.

Como também aqui digo muitas vezes, não aprecio livros didáticos; os bons livros, uma boa história, ensina muito mais e mais suavemente.

Mesmo assim (e passado o tal formato didático com que é apresentada e que não aprecio) esta seleção de alguns artigos da nossa Constituição com o sublinhado nos assuntos que são acessíveis e próximos aos miúdos é uma ótima leitura para lhes passar os fundamentos teóricos (que se procuram pôr em prática) onde assenta o nosso país.

Não serão eles os adultos já-já amanhã?

Vamos então a formar leitores, claro, mas daqueles que vivem com os pés na terra e a cabeça nas nuvens para que cada um possa ir fazendo deste país onde nascemos um lugar cada vez mais justo e feliz para todos.
............................................................................................................
A Constituição da República Portuguesa trocada por [para] miúdos
Assembleia da República e Ministério da Educação, 2003
Leonor Baeta Neves texto, Pedro Proença ilustrações
isbn 9725563298

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful