14.5.13

irmão avião

Li o Irmão Lobo no avião.
Ao meu lado ia uma sueca com dois lobos tatuados no braço, juro que é verdade. E a sueca era enorme e loira como as suecas são nas histórias, juro que é verdade.

No outro braço tinha tatuada uma espécie de pulseira índia, de modo que ali, entre ela e o oceano, entre as lentilhas amarelas com tikka masala e a almofada com a fronha que me punha os cabelos no ar, me confundi com a Bolota.

O livro chegou na hora H, mesmo antes de me pôr a caminho do outro lado do mundo. Nesse dia, em que ia pela rua como sempre armada em homem do saco a dizer palavrões para dentro - porque toda a gente sabe que as mães não dizem palavrões - contra o peso que iria carregar até ao 5º andar, e me chamam da esquina da rua acenando um pacote (sim, há livros que me chegam à esquina da rua em maravilhosos pacotes, juro que é verdade), subi leve, afinal, para pôr o livro na mala.

Escrevo este postal sentada entre as nuvens e a sueca - que agora tem um colar feito de almofada (juro que é verdade) e podia dizer que escolhi a refeição vegetariana porque é sempre certo que é a melhor nos aviões, ou porque é mais saudável, ou porque é menos um frango degolado; o que é certo é que a Miss Kitty teve grande influência sobre a minha escolha, não há como negá-lo.

Ela é a irmã que nunca tive e que procuro atabalhoadamente em cada uma das minhas amigas. O que vale é que o meu irmão é um belíssimo Fóssil, a minha mãe é uma Força da Natureza e o meu pai um Homem de Sol. Por isso, posso hoje ser uma Bolota feliz e, ao mesmo tempo, um furacão Blanche, o que é mesmo muito estranho.
Não perceberam? Pois é, terão de ler o livro.
Eu no final fiquei a saber que:
1. Carla Maia de Almeida tem a idade do meu Fóssil e ambos nasceram no ano em que o Homem pisou a lua - facto que sempre, secretamente, invejei e que nunca lhes perdoarei.
2. António Jorge Gonçalves é aquele que andou pelo mundo a desenhar pessoas nos Metros - facto que sempre, abertamente, invejei e que nunca lhe perdoarei.
3. Dois Passos e um Salto tem neste volume II um romance para miúdos nada fácil, nada meigo, mas muito bom. Esta deve ser a tal história para a qual há um aviso sobre "histórias com final feliz e outras que farão o possível para isso".

E descanso um pouco mais, enquanto os cabelos se põem em pé na almofada notando já sem espanto, mesmo antes de fechar os olhos, que a sueca tem desenhos de flores nas unhas,

mesmo iguais aos que estão no desenho da página 50.
Juro que é verdade.
........................................................
Irmão Lobo
Planeta Tangerina, 2013
texto Carla Maia de Almeida, ilustração António Jorge Gonçalves
isbn 9789898145536
oferecido!

1 comentário :

  1. oii lindo seu espaço
    faço algumas peças em MDF, quando puder da uma olhada la
    abração Renato
    http://renatoartesanato.com/loja/

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful