24.4.19

o bicho do livro

Ontem não recebi nenhuma rosa, mas ofereci um livro ao B — um livro a que regressava todas as férias na quinta e que, entretanto, desapareceu. Encontrei-o na OLX e fui ontem buscá-lo ao outro lado da cidade para lho oferecer: um sucesso.

Além disso recebi, de várias pessoas, avisos e fotografias da manifestação pró-leitura que aconteceu no Camões: que bom.

Nunca fomos à Biblioteca Nacional e já está na lista de programas de família que gostamos de fazer e vamos riscando à medida que se vão realizando. Que bonito, um livro sobre este magnífico lugar de livros!

Este é um livro didático, sim, no sentido em que o seu objetivo primeiro e claro é o de "ensinar sobre" alguma coisa.


 Mas — e ainda bem — está bem longe dos livros ditos didáticos que têm tanto de chato como de inútil.

As ilustrações da Mariana Rio ajudam-nos a imaginar  o que não conhecemos e a forma como a autora constrói o percurso, com a ajuda de algumas personagens, faz com que nos sintamos também parte desta visita guiada.

Grande dama da literatura infantil em Portugal, Luísa Ducla Soares começou a trabalhar na Biblioteca Nacional em 1979, por isso não poderíamos ter melhor cicerone.

Há a História e uma história, a da Biblioteca Nacional e a do livro dentro da Biblioteca Nacional. Há o percurso do livro e o percurso do leitor. Há factos históricos e curiosidades.

Os ingredientes certos para que este seja um livro que apetece ler. Um livro que desperta a curiosidade, a vontade de saber mais. Tudo, enfim, o que um livro deve ser.

No outro dia ouvi uma académica a falar da sua infância e, cheia de carinho, referiu a carrinha da Gulbenkian, a biblioteca itinerante. Nunca vi uma, mas fiquei feliz por saber que agora anda pelo menos uma por aí.

Também há algumas bibliotecas nos jardins (umas mais resistentes, outras mais recentes) e as Little Free Library — que, fiquei a saber, são oito em Portugal, sendo que quatro delas são na Ilha Terceira, nos Açores! — e o mais global Book Swap. Aqui, na cidade, ainda há quem vá ler par ao jardim e eu acho isso comovente.

É que o bicho dos livros existe mesmo. É só preciso deixarem-se infetar por este vírus maravilhoso.
......................................................................................
Vamos conhecer a Biblioteca Nacional
INCM, 2019
texto Luísa Ducla Soares, ilustrações Mariana Rio
isbn 9789722727303

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful