25.12.18

A bíblia do Silêncio — A enciclopédia do Som

No princípio era o Verbo e antes do princípio era o Silêncio.

É pelo silêncio que começa este livro, para depois chegar ao som.

Um pouco de filosofia, porque um não existe sem o outro, certo?

Um livro lindíssimo: juntem uma enciclopédia científica apurada a ilustrações requintadas e um texto com o coração no lugar certo. É isto; e isto não é pouco.

No ano passado, em Madrid, estive quase a trazer mais este livro na mala, mas acreditei que chegaria a Portugal, mais cedo ou mais tarde. Chegou a tempo.

Queria poder ler e dar a ler o texto em português porque me pareceu que era mesmo bonito — não tinha sido só o tema e as ilustrações que me tinham prendido a atenção. E não me tinha enganado.

O Evangelho que sempre se ouve no dia de Natal, de São João, não fala do Menino no presépio, mas do Princípio: verbo, palavra, carne, corpo, som, silêncio.

Somos tudo, tudo se liga, tudo é Mundo. E como precisamos tanto de tudo e todos.

O silêncio é talvez o mais precioso, no meio do turbilhão da vida. Para nós e para os miúdos. É tão difícil como essencial estar em silêncio, por dentro e por fora. E há pouco tempo e espaço para ele na nossa  vida.

Porque é só nesse silêncio que nos encontramos e que encontramos os outros, o mundo, a vida, a felicidade. E é muito bonito encontrar essa mensagem num livro científico.

Que tenham um belíssimo Natal, por dentro e por fora, no meio dos sinos e dos guizos, mas também no silêncio de cada um.
..................................................................................................................
Alto, baixo, num sussurro
Orfeu mini, 2018
Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv
isbn 9789898868336

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful