23.4.16

O livro é para quem por aqui passa

aqui falei desta belíssima tradição de nuestros hermanos e este ano vamos celebrá-la aqui, mais uma vez: uma rosa por um livro.
Para receberem um livro, o que terão de fazer é seguir de algum modo esta prateleira (o blogue através do email, o instagram, o pinterest ou o facebook) e depois deixarem aqui um comentário com o vosso nome e a forma como escolheram seguir. Assim ajudam-me a perceber como vos dá mais jeito visitar esta prateleira. Essa será a vossa rosa.
Depois, dia 30, anuncio o vencedor do sorteio e envio o livro. Este será o livro de alguém.

Há frutos que são da época. Não há estufa nem antípodas que nos valham. Por mim, tento fazer de quase todos os frutos, frutos da época. Detesto comer ameixas do Perú em janeiro e insisto em esperar pelo final de abril pelos morangos. Reduzimos o tomate no inverno e abusamos no verão. É muito bom podermos ter hoje acesso a mangas do Brasil, claro, mas ainda assim tento manter um bocadinho o ciclo e anunciar as nêsperas que trouxe como primeiro sinal de que o verão já não vem assim tão longe.
 
O princípio desta história é sobre isso mesmo, acho, de como tudo era tão simples e de como às vezes havia e outras vezes não. Não havia problemas de escassez e também ninguém se escandalizava por não ter morangos em dezembro.
Depois o conto fala do desejo e da espera; e quem espera desespera.
 
O urso quer mesmo um figo e nasce nele o desejo. Passa privações, fome, sede, sono. Mas os figos são para quem passa, diz-lhe a raposa e, bem, ainda não é desta.

O urso quer mesmo um figo e nele nasce o sentido de propriedade. O urso não espeta um ramo como ato primordial arquitetónico, mas constrói um muro em redor da figueira: isto é meu. Mas os melros vêm de cima e os figos são para quem passa, dizem-lhe.

O urso quer mesmo um figo e nele nasce o sentido de defesa. O urso não tem asas, mas sobe à árvore e lá fica empoleirado para defender o seu tesouro. E quando, depois de tanto esperar, o figo está pronto, a surpresa vem de dentro!

O fim desta história é sobre a partilha e de como às vezes é preciso agir e outras esperar. Uma fábula para nos ensinar o valor da espera, da partilha e da consciência da passagem por este planeta. Com o mestre Bernardo a dar mais uma lição de simplicidade, desta vez com tesouradas vivíssimas.
Não é por acaso que o dia da Terra e o dia do Livro andam assim tão juntinhos.
......................................................................................................................
Os figos são para quem passa
Planeta Tangerina, 2016
João Gomes de Abreu texto, Bernardo P. Carvalho ilustração 
isbn 978989814570

23 comentários :

  1. Descobri o blog através do "Partilha" do Mário L, que sigo. E vou seguir "A Prateleira de Baixo" no facebook https://www.facebook.com/diaryinwaiting "TeresaOgando JustArt"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa. (Grande Mário, grande partilha!)

      Eliminar
  2. Pick me Pick me! Sigo o blogue no fb e no instagram e sempre que preciso de ideias para livros giros venho espreitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos deitar as sortes no sábado! Obrigada, Inês!

      Eliminar
  3. Sempre segui o blog antes com. A ajuda do google reader e agora pelo feedly. Nem sabia das redes sociais.... Hihih mas escolhi seguir o instagram e vou já espreitar o facebook
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a experimentar as redes que me dizem ser muito úteis! Vamos ver... Obrigada!

      Eliminar
  4. Olá. Chamo-me Inês e já sigo está Prateleira há alguns anos, desde que uma amiga me falou nela. Tenho comprado alguns livros inspirada pelos teus textos. O Jolivet, por exemplo :) Durante muito tempo vinha cá espreitar directamente, sempre que me lembrava, à espera de encontrar um ou mais textos surpresa. E é tão bom quando descobrimos aqui um livro novo! Entretanto com uma segunda filha (e uma terceira a caminho), a vida tornou-se mais agitada e agora rendi-me ao mail. Assim, fico com a certeza de que não perco as novas adições a esta bela prateleira. Obriga por continuares a inspirar-me (nos), desse lado. Por aqui, vou continuar a seguir-te...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber, obrigada!

      Eliminar
    2. Olá Inês, foste a vencedora. Saiu no sorteio o comentário 4, o teu!
      Manda-me, por favor, a morada para o email (sara@prateleiradebaixo.com) para que te possa enviar o livro. Parabéns!

      Eliminar
  5. Sigo no Facebook e no Instagram! E sou grande fã!! Um beijinho, Francisca Mendes
    P.S. - não dá para seguir tb com o e-mail? Subscrever e quando há um post novo receber um e-mail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisca, no fundo do site, à esquerda, tens um espaço onde te podes inscrever para receber por email!

      Eliminar
  6. Sigo no Feedly, gosto no FB e, a maior parte das vezes, copio os seus postais para o Pocket e leio mais tarde, mesmo sem ligação à net. Identifico-me muito com os seus meninos, ou identifico os meus filhos com os seus. Felicidades! Ah, e figos... oh, senhores, figos, a oitava maravilha da fruta, cada vez mais fugidia, a lembrar sempre a infância de joelhos esfolados a subir às figueiras!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Que ideia tão gira! Para mim facebook ou instagram melhor que blogs, às vezes esqueço me de vir espreitar :) muitos parabéns pela ideia!

    ResponderEliminar
  8. Adorei! Isabel Cunha , a seguir pelo instagram e facebook

    ResponderEliminar
  9. Dear Sara just found you in instagram. I'm so happy to see you there.

    ResponderEliminar
  10. Olá, já sigo o blogue há muito tempo através do Feedly. Passei a seguir agora também a partir do Instagram e do Facebook. Tudo o que publica é uma fonte de inspiração...
    Antónia Estrela

    ResponderEliminar
  11. Olá Sara, cheguei ao blogue já alguns anos não me lembro como (talvez pela Planeta Tangerina, da qual somos grandes fãs), sigo pelo Bloglovin' depois de deixar de existir o Google Reader, mas não utilizo as outras redes sociais.
    Eu e a minha filha, que faz 8 anos no verão, temos tirado muita inspiração e feito grandes desconbertas por aqui, pelo que estou muito grata!

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful