22.3.16

Isto é um site

Isto não é um livro, é uma transformação. Esta prateleira faz hoje sete anos, o número da plenitude. Não é propriamente maior de idade, mas estava a pedir uma lavagem à cara, um passo em frente.


Isto não é um livro, é uma escolha. Aqui vão aparecendo os livros que andam por cá, os que ainda não temos e gostávamos de ter, os que queríamos que editassem em português, as relíquias e os vintage, e também as belíssimas novidades que vão aparecendo. E é isso que vai continuar a ser — agora em formato de site, ainda em construção, alimentado pelo blogue.


Isto não é um livro, é um universo paralelo; um lugar para pensar os livros na nossa vida, da nossa vida, a nossa vida. Sou arquiteta, dou aulas de desenho e é isso mesmo que gosto de fazer, de desenhar: ilustrações, roupa, cenários, objetos, casas. Os livros vêm atrás disso, ou em torno disso, tão naturalmente que nem sei explicar porquê.


Isto não é um livro, mas nada acontece por acaso. Sou mãe de três filhos que são também um modo de eu olhar o mundo e tanto acontece por causa deles. Dos miúdos e dos livros.



Isto não é um livro, é uma viagem. Diz-se que é possível viajar sem sair do mesmo sítio. Há alguma maneira melhor para o fazer do que lendo um livro?


Isto não é um livro que fique, mas dizem que tudo o que vai parar à net nunca mais de lá sai. Então pensei que talvez isto não fosse um objeto perecível e por isso organizei-o duma maneira fácil de consultar: por idade (e há tantos que aparecem em várias idades), mas também com outras etiquetas, como amigo da sabedoria, politicamente incorreto ou animais.



Isto não é um livro, é um convite a que abram livros. De miúdos, para miúdos, sem miúdos. Abrir um livro é qualquer coisa e dar um livro a abrir é uma coisa ainda mais fascinante.



Isto não é um livro, mas é sobre livros e, de vez em quando, também falamos de jogos e de filmes. E este Isto não é um livro é um livro-jogo que podia dar um filme. Para nós vai dar muitas horas de brincadeira nestas férias.


Isto não é um livro, é uma coleção de livros que gostamos e que acho que vale a pena mostrar. Como as coisas que encontramos por acaso ou como aquelas que procuramos toda a vida.



Isto não é um livro, mas até pode ser um prato onde sirvo o almoço — perdão — o livro do dia. A seu tempo poderá ter também um calendário onde marcamos coisas para fazer ou ver à volta dos livros e quem sabe o que mais?



Isto não é um livro, mas também dá para escrever e agora até há um mail, um instagram e talvez até um álbum no pinterest. Não sei. Vamos ver.



Então, se quiserem, os que estão aí desse outro lado do monitor (sejam leitores, editores, escritores, ilustradores, pais, avós, tios, professores, bibliotecários, livreiros, estudantes, amigos, curiosos), digam lá o que gostariam que acontecesse aqui, num comentário, num mail ou até numa fotografia.
Neste dia de aniversário, nenhum presente será melhor que ler o que quiserem gravar nesta espécie de árvore de livros.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Isto não é um livro
Keri Smith
Planeta, 2015
isbn 9789896576981

6 comentários :

  1. Uau... antes demais muitos parabéns ! Depois, o site está mesmo lindo .
    Por fim , Obrigada!
    *

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns Sara, a prateleira tem enriquecido muito as leituras cá de casa também, permitindo-nos descobrir tesouros inesperados.
    Obrigada pela partilha e espero que continue assim, enquanto os seus filhos crescem e as leituras com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Paola, obrigada!

      Eliminar
  3. Acompanho a prateleira a uns 5 anos, gosto muito como escreve sobre os livros e a vida, como se estivessem interligados, também sou mãe de meninos e todos amantes de livros, compramos diversos livros indicados por aqui e outros ainda desejamos um dia ter. Espero que a prateleira cresça mas não perca esse sabor cotidiano e caseiro que nos encanta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, pedraeomar. Quero isso mesmo também, obrigada pelo incentivo!

      Eliminar

Designed by DigitalBeautiful