25.3.15

Ter 6 anos

Esta ventania que abana Lisboa há já alguns dias veio assinalar os 6 anos de prateleira.
E, claro, temos o livro perfeito para festejar a data.

 
O Chapeleiro e o Vento é uma edição da APCC, que tem vindo discretamente a editar do melhor: a coleção Ler com valores tem livros pequenos no formato e no preço e há várias pérolas por aí.
 
O Chapeleiro, de Catarina Sobral, é um livro, de facto, mas também é um poema e também é um filme. Imagino a Catarina a sonhar esta história: é um conto com palavras, certo, mas é como se as palavras tivessem vindo depois duma impressão, duma imagem, como acontece às vezes num poema ou num pequeno filme.
Andei à procura do booktrailer e não o encontrei. Mas espero que alguém, mais cedo ou mais tarde, pegue nesta história e a faça uma curta, uma bela curta, na linha desta ou desta.

 
Imagino os desenhos todos feitos a grafite (dizem que se sonha a preto e branco) e depois a escolha das duas cores que aparecem aqui e ali, com variações de tons, a sublinharem alguns objetos, a ajudarem na profundidade. Na verdade, não acredito que a Catarina sonhe mesmo a preto e branco.
 
O lápis ali anda, seguro e minucioso, com rasgos de genialidade, a fazer tudo com muito pouco.

O B perguntou se "o chapéu mais famoso da história da arte" era o dO lanche do Senhor Verde e depois comentou que tinha de ir a um chapeleiro destes. Sim, dá vontade de conhecer este senhor e de ter um chapéu feito por ele. Deve ser qualquer coisa. Havemos de falar dele ao rapaz dA Fábrica dos Chapéus, pode ser que o conheça.
 
Aos seis anos dizem-nos que estamos crescidos, vamos para a primária e a vida muda.
Aos seis anos, a prateleira-de-baixo também vai crescer: continuando a ser o que é, vamos mudar-lhe a cara e torná-la mais fácil de pesquisar, alargar a estante (como tem de acontecer tantas vezes!) e além de jogos e filmes, vamos partilhar mais coisas. Sempre com os livros no centro, como não poderia deixar de ser.


Chamem-lhe ventos de mudança, mudança de ares, uma lufada de ar fresco. O que queremos mesmo fazer é uma prateleira para o Vento levar. Nunca menos do que isso. Brevemente.
............................................................................
 
O Chapeleiro e o Vento
Catarina Sobral
Edição APCC, 2015
isbn 9789898725035 

1 comentário :

  1. Senti a falta destes posts regulares e fico feliz por saber que vêm aí mudanças.
    O fim-de-semana passado enquanto procurava uma prenda (livro) para uma menina descobri esta novidade da Catarina Sobral, folhei, apaixonei-me e nem pensei duas vezes, veio comigo.

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful