28.1.10

curioso?

A propósito deste curioso blogue esta semana noticiado aqui, mostro hoje um livro que ainda não pus nas mãos das minhas crianças
porque ainda não tive coragem!
O Curious Pages tem um manancial de recomendações de livros impróprios para crianças; mas recomenda-os e é divertidíssimo.

E, se ainda não consegui ver o blogue todo, há pelos menos dois livros que temos em comum: este polaco e agora este Pedro Esgrouviado.
Embora uma das minhas caóticas etiquetas aqui na prateleira seja o politicamente incorrecto, a verdade é que não há lá muitos livros. Aqui fica então mais uma contribuição.
Trata-se de um obra alemã de 1845 chamada
Der Struwwelpeter.
O que é engraçado, à partida, é que o livro nasce de duas preocupações comuns em pais: que os seus filhos não se magoem (terrivelmente, pelo menos) e que tenham bons livros à mão

(a primeira é universal, a segunda mais particular, eu sei.)
No Natal, o Dr Hoffman procura um livro para oferecer ao seu filho e, perante o pobre leque de oferta nas livrarias, decide fazer ele próprio o livro.

Passados mais de 150 anos, o panorama melhorou consideravelmente, valha-nos isso. Mas só porque, ao longo dos tempos, houve sempre pessoas que meteram mãos à obra quando quiseram que alguma coisa mudasse. E ainda bem que há sempre gente assim.
O livro é composto por 10 histórias inspiradas "em elementos da tradição da literatura infantil dos séculos XVIII e XIX, de histórias de prevenção e infortúnio".
Teve - tem - inumeras versões e adaptações e paródias. Muito impróprias para crianças, mesmo.

No fundo são mini-histórias didácticas, digamos assim, em verso sobre 10 meninos que se portam mal e sofrem as consequências;
e que consequências!
Moralismos e horrores à parte, as ilustrações, as cores e a composição gráfica são absolutamente deliciosas.

Vou esperar que os miúdos cresçam mais um pouco e depois talvez lhes mostre este louco livro dos horrores. Talvez.
..............................................................................
Pedro Esgrouviado
Livros Horizonte, 2001
Heinrich Hoffman
isbn 9789722410823
visto e comprado aqui
ebook (em alemão) aqui

1 comentário :

  1. Olá
    Adoro espreitar o CP e até já comprei alguns títulos a partir de lá, mais ou menos inapropriados: já viu o Bow-Wow? Bom, é só mais uma dica para o "não recomendável" mas muito saboroso (e obsessivo, é verdade) mundo do non-sense infantil.

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful