26.10.09

pepino, a revista

E aqui está não um livro mas uma revista da qual já queria ter falado há tanto tempo: é a pepino, a revista Pepino!
Depois do nº 0 que nos acompanhou neste verão (fizemos as diferenças

e construímos fuguetões e aviões)

está para sair o nº1.
Para aqueles que ainda não o conhecem este projecto é uma revista feita por pais e filhos, querendo mostrar aquilo que os mais pequenos, com maior ou menor ajuda, sabem fazer, pensar, criar, conhecer, etc. Pretende também apresentar propostas, sugestões e actividades para os pequenos e suas famílias.

E já devia ter falado há mais tempo porque agora só têm até dia 31 deste mês para participar no novo número numa destas rubricas: coisoteca, gugu-dada, pensamentos com pensadores, línguas de perguntador, eu fiz isto!, indo eu, indo eu, e actividades, jogos, construções, passatempos.
(espreitem o blog).
O material recebido será seleccionado de acordo com a quantidade e adequação ao estilo da revista. E poderá ser distribuído pelo blog e versão papel.


Mas falando sobre este Pepino, aqui está uma boa ideia bem executada: sem tiques nem peneiras, é o que é. Vê-se que os seus autores conhecem os seus pares. Estão nos seus links do seu blog. Delas só conheço a Anorak

e a Okido, ambas britânicas. Das duas, prefiro a segunda.

Temos cá um número especial sobre a lua muitíssimo bem feito.
Mas se a Pepino aprende com as melhores, tem o mérito de não fazer só uma edição portuguesa de uma delas, imitando os amigos estrangeiros. Sendo despretenciosa,

consegue mesmo assim - ou talvez por isso - fazer uma coisa nova, viva e boa. A dimensão da revista, o papel, as ilustrações, o preço, o humor, as rubricas, tudo está bem pensado, não pretendendo altos voos - pelo menos não neste início - e, talvez por isso, tendo conseguindo nascer, existir mesmo!

Parece um projecto familiar porque é um projecto familiar, mas o que é engraçado é que pretende ser um projecto de e para todas as famílias e por isso pede as suas contribuições.

Confesso que ainda não mandámos a nossa mas quem sabe vamos ainda a tempo de enviar o

elmo-caixa-de-cereais (construídos em 2 minutos, enfeitado em mais 2)

que encheu tantas tardes de brincadeira?
...........................................................................
Revista Pepino
Joana Coelho, Guida Casella (design gráfico), Alexandra Baudouim, Sandy Gageiro.
primeiro vista aqui
comprada aqui
também há aqui

1 comentário :

Designed by DigitalBeautiful