20.7.09

íNDIA i

Estamos no campo: andamos descalços e sujos, e antes do jantar visitamos o lago das rãs. Contamos os alfaiates mas não sabemos o nome da maior parte dos insectos que a toda a hora aparecem para serem investigados. As lagartixas são rápidas demais, a água é fria demais e o céu é mesmo preto com luzes brancas,

como nos desenhos.
À noite lemos a Alice no País das Maravilhas, um capítulo por noite, numa versão integral muito bonita, que em breve aqui trarei, mas esta semana, por aqui na prateleira, mostro os nossos livros indianos porque todos são com animais e as ilustrações são magníficas e surpreendentes. Tão longe e tão perto deste verde, azul e cinza.

O ilustrador deste That's how I see things é um conhecido artista Gond, uma tribo da Índia central cuja arte mistura o ritual e a funcionalidade em pinturas nas paredes, com elementos decorativos particulares.

Siena Baba é um artista: ele vê as coisas à sua maneira e faz as coisas à sua maneira.

Onde uns vêem a lua, por exemplo, ele vê um buraco no céu.
Um dia, uma das suas pinturas interpela-o. E como foi a primeira vez que tal conteceu, Siena levou a coisa muito a sério. É que Siena pintava sempre as coisas muito diferentes da realidade; e, aos protestos das pessoas que disto se queixavam, ele respondia "Não posso fazer nada, é assim que eu vejo as coisas."

Um dia, enquanto pintava alguns animais para a sua casa, Siena resolve fazer-lhes umas alterações.

Para melhor, julgou ele.
E assim nasceu

um croco-galo,

um ele-guejo,

um veado-ruga,

um macaco-espinho,

uma rapo-peixe.
Ora, todos os animais se queixaram porque todos eles se sentiam sem lugar e excluídos. Nada daquilo tinha sido, afinal, uma boa ideia.
Então, perante tal protesto e insistência, pediu para pensar sobre o assunto enquanto dormia porque todas as suas melhores ideias vinham durante os sonhos.

E assim, quando o sol nasceu, Siena encontrou a solução para os seus animais inadaptados: pô-los todos num livro onde viveram felizes para sempre.

Este é o livro.
.......................................................................................
That's how I see things
Tara Publishing, 2007
Sirish Rao texto, Bhajju Shyan ilustração
isbn 9788186211106
primeiro visto em as pessoas que compraram este item também compraram este

1 comentário :

  1. Adorei a penúltima imagem onde se reúnem todas as criaturas fantásticas com o artista. E não só as ilustrações das criaturas são maravilhosas como o background é lindo.

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful