Pages

24.3.09

um livro para a primavera

Dia 21 de março veio para a prateleira um livro que estava guardado há já algum tempo no caixote que, de vez em quando, chega daqui. É sempre um grande momento abri-lo e ver na mão os livros que nunca conseguimos chegar a ver completamente, online, como um livro se vê completamente, nas mãos. Um outro grande momento é o dia em que decido que aquele dia é o dia-de-aparecer-um-livro.
Cá em casa os livros não são um presente; eles aparecem de vez em quando como uma coisa que é normal aparecer de vez em quando; este é o que veio assinalar a primavera.


Este não é propriamente um livro infantil mas o sucesso é garantido: 250 ilustrações de aves (da América do Norte) com o seu respectivo canto ou chamamento:


Cada folha tem, de um lado, a ilustração de uma ave e do outro o seu nome em latim e uma explicação das suas características. A parte preta, de lado, é um pequeno leitor de som com um visor e uns botões que permitem mudar os números até pormos o número da ave que queremos, ajustar o volume ou parar/repetir o canto.
O sucesso por aqui é, não só o ouvir os espantosos sons e o ver as fantásticas ilustrações, (quase todas, porque são feitas por quatro ilustradores diferentes) como o fazer a correspondência entre o número da ave que se vê e o número da ave que se quer ouvir, mais o perceber se o número que se procura é para a frente ou para trás (maior ou menor) daquele que está indicado. É que aqui os números e as letras andam em alta...
......................................................................................
Bird songs — 250 north american birds in song
Chronical Books, 2006
Les Beletsky
isbn 1-932855-41-6
primeiro visto aqui
comprado aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário