19.5.19

Voto vivo

Daqui a uma semana iremos às urnas.

De fora da habitual feira da campanha ficam muitas vezes os assuntos que interessam. Isso afasta muita gente da participação cívica, fazendo esquecer facilmente o privilégio que é podermos ir votar.

Nesta Eleição dos  bichos, a gota de água, ou a falta dela, foi o leão ter desviado o rio para fazer a sua própria piscina privada, privando os outros bichos do usufruto do rio. Isto fez mexer a bicharada.

Manifestaram-se, tentando chamar o leão à razão, mas ele não quis saber.

"Porquê o leão?" — é o que os outros animais da selva perguntaram. Porque é que é ele que manda?
Sejamos uma democracia, diz a sábia coruja. E explica aos outro como funciona o sistema.

Qualquer semelhança entre a realidade e esta ficção não é com certeza coincidência — há os conservadores, os progressistas, os que tentam fazer ouvir a sua voz, os que tentam comprar o voto dos outros; há debates para cada um poder apresentar o seu ponto de vista e alguns bichos a falar de assuntos que não interessam minimamente à floresta.

Sim, é assim. Mas também há gente a querer fazer bem, a trabalhar para combater injustiças, a fazer com que se caminhe, como comunidade para uma floresta mais justa.

Esta eleição veio do Brasil, (o segundo livro sobre política feito a partir de uma plataforma de financiamento coletivo e de diversas oficinas feitas com crianças), onde é urgente pensar e ensinar a democracia.

Um livro muitíssimo bem feito para mostrar às nossas crias que para mudar o mundo é preciso cada um de nós. E que às vezes, um voto faz mesmo a diferença.

Festejámos há pouco a possibilidade da Liberdade, a possibilidade de escolha, a possibilidade da democracia. Não foi pouco, não é pouco. Que não fiquemos instalados no sofá de abril.

Há demasiados exemplos assustadores à nossa volta para deixar para lá o papelinho dobrado em quatro dentro da caixa preta. A urna leva afinal uma coisa bem viva: a nossa voz.
...............................................................................................................
A eleição dos bichos
Penguin Random House, 2019
André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo, Pedro Markun
isbn 9789896657703

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful