31.3.18

Está tão crescida

Já deixei dentes abandonados debaixo das almofadas, aqui confesso, sem que o magnífico Raton Perez os viesse buscar durante a noite, para grande espanto de matinais bocas escancaradas, desdentadas e desoladas. Mas nunca tinha deixado passar o aniversário desta prateleira!...

A prateleira fez 9 anos dia 22 e está muito crescida!

Tenho estado a desenhar mil planos que nascem todos desta ideia de pensar os livros, de os ligar à vida, de os escolher a dedo e de fazer miúdos apaixonarem-se por ler.

Pode ser que seja este ano que algum deles ganha vida, como há nove anos nasceu um blog, como há um ano o pacote™ começou a correr mundo — as inscrições para o trimestre da primavera estão a decorrer!

Os livros que tenho para aqui mostrar são cada vez mais e melhores. As editoras e autores portugueses são um orgulho — e ainda não foi este ano que fui passar férias a Bolonha, mas quem sabe um dia!...
 
Nada melhor para comemorar o aniversário da prateleira-de-baixo do que uma novidade 100% portuguesa e, como não podia deixar de ser, há um livro perfeito para o fazer.

Estás tão crescida é o último da Pato Lógico, criado por António Jorge Gonçalves, que nos dá mais uma lição de simplicidade no desenho em 46 páginas, incluindo guardas. A menina, a que tinha perdido a cabeça, cresceu cresceu, cresceu!

Bem, quem me conhece sabe que sou MESMO pequena, mas há dias em que me sinto esta menina mais crescida do mundo! É que, tal como ela trouxe a lua para a terra para que não mais fizesse escuro cá em baixo, tenho o privilégio de poder levar livros lindos a casa de miúdos especiais. Os relatos que recebo da alegria que é receber o pacote™ ou o sucesso que certo livro fez naquela casa, naquela altura, naquela família, enchem-me as medidas.

Gosto cada vez mais desta ligação dos livros à vida. E não faz mal que os miúdos cá de casa estejam a crescer, crescer, crescer. Continuam grandes leitores e lêem com gosto tudo o que entra para a prateleira-de-baixo cá de casa, seja ou não (grande questão) para a sua idade.

Esta menina, qual Ícaro, meteu-se com o sol e a coisa ficou preta — literalmente.
"Mas tudo está bem quando acaba bem" e lá se deu a volta ao problema.

Chamem-me sentimental ou pirosa, mas hoje vou mesmo por as minhas mãos sobre as mãos da menina mais crescida do mundo e imaginar estes ramos a crescerem, crescerem, crescerem, transportando livros, imagens e histórias maravilhosas para as prateleiras-de-baixo deste mundo.

Obrigada por estarem aí!
..............................................................................................
Estás tão crescida
Pato Lógico, 2018
António Jorge Gonçalves
isbn 9789899965898


Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful