29.11.17

Não é nada difícil (crescer)

Há livros que escolho sistematicamente para mandar nos pacotes™ dos mais pequenos e alguns desses livros, não estão, incrivelmente, neste arquivo. São livros essenciais, maravilhosos, únicos. Ou não cheguei a escrever sobre eles na altura em que aqui chegaram, ou já chegaram depois da idade certa (?) para os meus miúdos e acabou por não acontecer.

Um desses — que está com as páginas ainda a fazer clac quando as abrimos bem — é o Este livro está a chamar-te (não ouves?).
O R faz 7 anos e está a ler um livro sozinho em capítulos, sem ilustrações. Foi ele que escolheu, depois de ter andando a intercalar a Pipi com álbuns mais pequenos de ler duma só vez. Quando está cansado faz isso.

Mas esta semana, talvez na sombra do mais pequeno ir fazer 7 anos (???), resolvi mostrar-lhe o Este. E adorou. Fez tudo o que o livro propôs, sem hesitação, sem achar estranho, como se tivesse 2 anos.
Hoje chegou o Não é nada difícil, outro livro que fala connosco e nos desafia a tocar nele deslindando labirintos. Já o estou a ver, entusiasmado, de dedo em riste a perseguir a ervilha ou a agulha.
 
Um dia falei aqui sobre os miúdos crescerem depressa mas devagar; o T volta a tirar os carrinhos da caixa,

o R começa a fazer construções difíceis de Lego, o B relê com a mesma curiosidade de sempre cada livro que entra aqui em casa, seja mais ou menos infantil. Parece que trocam de idade, de vez em quando, e baralham-me o esquema.

Não é nada difícil crescer, se houver dicas entre parêntesis por perto. Engraçada esta imagem da mãe como a voz conselheira das dicas entre parêntesis.

Hei-de mandar também este livro nalgum pacote™de Natal* e parece-me que o vou esconder até à manhã do dia de Natal para o pôr no sapatinho do R. Agora já não vou pôr livros no berço pela capa, mas ainda o hei-de conseguir sentar ao meu lado para passarmos juntos os dedos — literalmente —

pelas páginas deste livro para lhe garantir que não é nada difícil crescer.
...........................................................................................................................................
Não é nada difícil — O Livro dos Labirintos
Planeta Tangerina, 2017
Madalena Matoso
isbn 9789898145833

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful