30.6.17

A lupa de vidro vermelho

Inevitavelmente levo muitos livros aos meus alunos e inventamos trabalhos de desenho a partir deles. 
Há anos que repetimos o animalário em grande formato, todo feito a caneta de ponta fina preta, onde entre o hiper-realismo e o as brincadeiras de grafismo mais decorativo, dezenas de adolescentes passam semanas a fazer risquinhos e pontinhos em folhas enormes, chegando ao fim com um imenso orgulho do seu trabalho.

 E eu também.

Já fizemos Isto ou aquilo(s) muitíssimo engraçados e, este ano, resolvemos experimentar a técnica do papel translúcido vermelho, que apareceu nos últimos tempos em muitos livros, para camuflar o "nome do meio" de cada um: um sucesso.

Um desses livros é estA grande travessia dum pássaro até ao Outro Lado. Não, não é sobre a morte; é mesmo uma travessia, como a de tantos animais, todos os anos. Acompanhamos a sua viagem com uma lupa de vidro vermelho sobre os desenhos também (aparentemente) todos vermelhos, finíssimos.

Perante os nossos olhos, surgem novos mundos, novas histórias, grandes segredos — os desenhos azuis.
 
No final da viagem, Bico Vermelho, o pássaro, conta a história da sua grande aventura às outras aves, renitentes em acreditar no que ele viu.

O livro é uma espécie de poema ilustrado, com uma leitura daquilo que vemos e outra daquilo que não vemos, sem a lupa.

Às vezes é preciso olhar com mais atenção para àquilo que está à nossa volta, mesmo ali debaixo dos nossos olhos, para vermos que sim — estavam mesmo lá coisas magníficas.

A questão é saber o que terá de ser, para nós, a lupa de vidro vermelho.
.....................................................................
A grande travessia
Edicare, 2015
Agathe Demois&Vincent Godeau
isbn 9789896793449

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful