10.3.17

Mana Fula

It takes a village to raise a child é o título do último capítulo dum livro muitíssimo interessante que acabei de ler: Parenting around the world. De facto, depois de estarmos tantos numa mesma casa, a partilhar refeições, passeios, brincadeiras, jogos, leituras, músicas, colos e serões, é bastante estranho regressar a esta célula familiar que, embora classificada oficialmente como "família numerosa", parece agora tão pequena.
Regressámos à cidade e passei vários dias a achar que estava a ouvir o choro dum bebé. Foi bom regressar, mas dum lado e doutro dos primos — e não só —, há relatos de saudades.
A verdade é que a T não chora assim tanto, mas é o que basta para ligar as campainhas de quem está por perto e, por isso, andei vários dias a achar que a estava a ouvir. Já o E, quando a ouvia chorar dizia "A mana tá fula", numa dicção muito cómica. Manafula entrou assim direitinho para o top do rol de nomes que chamo aos meus filhos.
Joana Estrela venceu um concurso, no ano passado, organizado pela Câmara Municipal de Serpa e pela Planeta Tangerina com este livro. E que belíssimo livro.
É a irmã mais velha, quem fala, e para escrever este postal, fui tentar confirmar se a Joana tinha uma irmã: a última entrada da primeira página do seu site chama-se storyboard for my sister’s film... Pois, confirma-se. É que, pensava eu, o texto é tão certeiro, que só mesmo tendo uma irmã!
As ilustrações são especiais, não as acho parecidas com nenhumas outras que conheça. Gosto de sentir a autoria num desenho. A ligação das cores sólidas dos fundos com os desenhos mais lineares é muito elegante e a intrusão das asneiras (também) gráficas da irmã mais nova, muitíssimo divertida.
O livro que hoje ponho na prateleira está esgotado. Tentei em vão enviá-lo em vários PACOTES onde ficaria perfeito. Espero que esteja na lista dos "a reimprimir", não vão querer perder isto.
Para dizer a verdade, aconteceu-me o mesmo com imensos livros com que queria muito inaugurar a prateleira-de-baixo de vários meninos. Livros fundamentais, esgotados, sem data de reimpressão. É terrível pensar que a geração do E e da T poderá não ter acesso a várias pérolas que ajudaram, ajudam, a fazer a história dos meus miúdos. Este é um deles.
Até inaugura aqui uma nova etiqueta (com esta cara muito fula, mas cheia de esperança):  reimprimam, por favor!
...........................................................
Mana
Planeta Tangerina, 2016
Joana Estrela
isbn 978989814572

2 comentários :

  1. ehehe! Vai ser reimpresso sim! :-) E aproveito para confirmar que tenho uma irmã mais nova! os rabiscos na capa e alguns dos desenhos lá dentro foram feitos por ela, quando tinha 3 anos e eu 6.
    obrigada pelo post*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada eu, pelo livro e pela confirmação;)agora, desejosa de conhecer a novidade!

      Eliminar

Designed by DigitalBeautiful