16.2.17

os escanfandristas

E temos mais uma nova aquisição nos parceiros do PACOTE! A POLVO é uma pequena editora que tem este grande livro: Jim curioso.

Já seguiu em alguns dos PACOTEs deste mês e tenho a certeza que vai despertar curiosidade e criar furor. Aqui, até mesmo o contido adolescente de serviço usou ahs!... e ohs!...

 quando pôs os óculos e mergulhou no oceano.

 Um livro cheio de histórias, sem nenhum palavra.

 Lá dentro vêm não um, mas dois pares de óculos, para que a experiência possa ser partilhada (já sei que houve guerras de óculos com a chegada deste a algumas casas!...).

 O chato é que não consigo mostrar aqui o que se vê exatamente com os óculos, porque os nossos olhos funcionam em conjunto e, neste caso, sobrepor a lente azul e a vermelha não dá o mesmo resultado que cada olho ter o filtro de sua cor. Por isso têm mesmo de experimentar. É que com os óculos passamos a ver esta espécie de BD muda a três dimensões e toda a experiência de mergulho passa a ser mais incrível!
Não é uma aventura meiga, Jim não encontra só coisas maravilhosas neste seu mergulho. Começa, aliás, por dar de caras com um monte de lixo e só depois acede às maravilhas das profundezas.

Um livro-jogo, um livro-viagem, um livro-lição, um livro-filme-mudo ou não assim tão mudo: para mim tem esta canção do mestre Chico como banda sonora e imagino Jim a inventar uma cidade submersa ao som do violão.

No final da viagem dá-se uma reviravolta num turbilhão dum redemoinho
 
E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

........................................................................................
Jim curioso
Polvo, 2014
Matthias Picard
isbn 9789898513199

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful