15.11.16

T&BD

O T faz hoje 10 anos. Ia aqui pôr um jogo para festejar o miúdo que mais vibra com os "jogos de família", mas depois vi O Menino Nicolau e era impossível não o usar para o festejar! O menino T não é assim tão parecido com o menino Nicolau (embora todos sejamos um pouco parecidos com o menino Nicolau) e, talvez por isso, vibre com tanto disparate, teimosia e provocação.

Claramente um livro para a prateleira-um-bocadinho-menos-de-baixo, este Menino é muito bom para acompanhar os miúdos que já leem sozinhos e que aqui vão espreitando as aventuras tão normais e tão disparatadas deste miúdo tão normal e tão disparatado.

Não há dúvida que não há nenhum livro que dê tanto gosto ao T como uma boa BD.

A ida à Amadora e o encontro com um dos seus heróis-mais-que-tudo, Lucky Luke (Astérix e Gaston no resto do pódio), foi um momento alto dos últimos dias dos seus 9 anos.

É um leitor ávido e zangamo-nos muitas vezes para fechar a luz, "porque esta parte é mesmo emocionante!"...
Neste verão correu todos os Mark Twain do cardápio e ficou fã número um. Mas, para assinalar esta primeira brilhante década do T, não podia deixar de homenagear e agradecer aqui também à dupla Goscinny&Sempé que tantas alegrias trouxe e traz a este miúdo.

O modo como Goscinny entra no universo infantil, sem demagogias nem paternalismos, como o retrata e apresenta dum modo divertido, verdadeiro e com os olhos à altura dos olhos dos miúdos, é um portento.
Ao T, que diz não gostar de desenhar e faz desenhos incríveis desde que se lançou a experimentar sem medos,
sei que lhe agradam muitíssimo estes desenhos de Sempé cheios de simplicidade, modéstia e genialidade. Desenhos que, numa lição de "less is more", nos ensinam a desenhar.

Que venham mais 10 de T, o miúdo que vive com o coração nas mãos para quem o quiser apanhar.

Eu tenho a sorte de o ter todos os dias um bocadinho.
..........................................................................................
O Regresso do Menino Nicolau — Eu sou o Maior
Teorema, 2009
R. Goscinny texto, Jean-Jacques Sempé ilustração
isbn 9789726958871



Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful