5.1.16

Bravo, Bravo!

No princípio era o Verbo, voltámos a ler este ano. Comecemos então o ano pelo princípio, com um alfabeto.

Alpha é mais um livro-alfabeto e como eu gosto de livros-alfabeto, dicionários, listas. É bonito ver como um tipo de livro pode ser tantas vezes reinventado por tanta gente, de tantas maneiras, em tantos lugares diferentes. São os primeiros dados para a escrita. As histórias vêm depois. Ou não.

Este trouxemos do Canadá (de Montreal, a terra da autora), do outro lado do mundo, num país onde se partilham duas línguas.

Na verdade sempre mantive o fascínio infantil pelos códigos as linguagens, o Morse, o Braille. Há uns dias divertimo-nos a escrever os nossos nomes no quadro em Morse e num outro passámos os dedos — incrédulos — sobre as bolinhas dos números num elevador. A comunicação tem esta universalidade incrível, a capacidade que o Homem teve, tem, de inventar mil formas para se dar conhecer ultrapassando as diferentes línguas.
O alfabeto da NATO ou o IRSA

é também um código com essa beleza que existe no que é universal. Este, em particular, é acompanhado por ilustrações que encerram (ou abrem!) mil universos mais.

Ao passarmos as páginas pelas palavras que explicam as letras, podemos ler muitas histórias, lembrarmos outras tantas e imaginarmos mais umas novas.
De paz, de preferência.
A vida é luta, paixão, surpresa, alegrias;

recomeçar é acreditar nisso tudo outra vez com olhos mais frescos

e coração mais limpo. Mesmo quando há coisas assustadoras a acontecer,

é bom voltar a acreditar que há ainda lugares magníficos para conhecer,

que vamos ainda encontrar pessoas que nos mudam a vida. E que iremos dizer Bravo, Bravo,

de pé até ficarmos com formigueiro nas mãos, quando mais um ano acabar e olharmos para trás para o que fizemos acontecer em nós, à nossa volta, e para as mil vezes que os outros nos fizeram felizes.
Um bom ano para todos.
..............................................................................................................................
Alpha
Candlewick press, 2015
Isabelle Arsenault
isbn 9780763678524

Sem comentários :

Enviar um comentário

Designed by DigitalBeautiful