18.3.15

Vida de pai


A Galignani é uma belíssima livraria em Paris, em frente às Tulherias. É uma casa antiga e à antiga, onde os livreiros sabem de facto o que têm nas mãos.
 
O D é o brasileiro menos brasileiro que conheço, vive em Paris, é pai de duas meninas e livreiro aqui. Foi ele que nos ofereceu este livro.
 
Une vie exemplaire é uma espécie de manual da vida boa, do savoir faire, do savoir vivre.
 
Numa série de situações do quotidiano, pai e filha (com a ajuda do coelho) ilustram, muitas vezes de forma cómica, irónica ou absurda, os lemas que compõem este livro.
Há assuntos ligeiros e assuntos de peso, como na vida, mas todos tratados com elegância, leveza e seriedade ao mesmo tempo. Para pais e filhos.
Nada mau seria seguirmos este conselhos para uma vida exemplar, enquanto filhos e enquanto pais.
 
Floc'h, Jean-Claude Floch, um ilustrador francês que não costuma vir ao universo infantil (na verdade talvez não seja assim tão infantil, este livro), põe tudo lá; desde matérias prosaicas como as maneiras à mesa, até assuntos filosóficos, como a importância do sonho nas nossas vidas.

Vou-me lembrando das coisas insignificantes que o meu pai fazia comigo: a volta à casa — um ritual antes de adormecer, o record em marcha — a sério, não há ninguém que ande tão depressa como o meu pai, as músicas que me ensinou a ouvir e a assobiar. E de como isso foi, é, afinal, tão significativo.

É bonito ver o pai a acompanhar a filha ao longo das várias situações e ver como se põem na pele um do outro e se ensinam mutuamente. Quero acreditar que vou ensinando alguma coisa ao meu pai, como os meus filhos me ensinam a mim, como o meu pai me ensina também a ser mãe; o que é certo, é que quando eu já não espero aprender mais nada, há mil coisas novas que vou colhendo ainda dali e isso surpreende-me sempre. Já tenho idade para ser mãe e sou tão completamente filha.

Neste manual, embora não haja propriamente uma história, existe um princípio, uma certa narrativa e até um fim. Ou dois.
 
Um fim com uma reviravolta de deixar um sorriso nos lábios. Porque afinal há milagres todos os dias.

 
É só preciso estar atento e acreditar neles.  
........................................................................................................
 
Une vie exemplaire
Floc'h 
Hélium, 2011 
isbn 9782358510769

1 comentário :

Designed by DigitalBeautiful