26.9.09

andar num planeta tangerina

Ontem oferecemos este livro à T. Ainda não o temos e por isso fizemos a batota de o ler antes de o embrulhar; agora está na nossa lista de espera.

Dei conta que ainda só aqui mostrei um livro da Planeta Tangerina. Normalmente opto por mostrar livros que julgo serem mais desconhecidos pois parece-me que, quem está minimamente interessado em livros ilustrados para crianças em Portugal, conhece toda a colecção desta pequena-grande editora.

Mas como neste mundo dos blogues há leitores por todo o mundo (deste também, incrivelmente) parece-me injusto andarem por aqui tão poucos.
Neste livro os miúdos reconhecem-se (os meus, pelo menos) neste andar por aí do menino que anda a contar pinos, a ganhar pontos e vidas, a salvar-se - ou não - se aparecer um carro preto ao fundo da rua.

A mãe dele é um pouco chata, mas se calhar essa é uma característica das mães (mea culpa). E com o avô a liderar a expedição, o menino anda livre na cidade.

Às vezes olham para mim na rua com escândalo porque deixo os miúdos irem a correr no passeio à minha frente; ensinei-os a parar no sinal que há sempre a um metro do lancil, antes da estrada, e eles correm e param. O mais velho põe um braço à frente para que o mais novo não tenha ideias. E perguntam: "parei bem, não parei Mãe?"

É que na cidade os miúdos andam muito pouco por aí. Já não jogam futebol na rua, já não vão fazer recados à mercearia. Porque é perigoso. E se é verdade que as coisas já não são como eram, a tendência para o excesso parece-me evidente;

e os nossos meninos é que ficam a perder.
Sou fã da Madalena Matoso e estas ilustrações são óptimas

(o pássaro-cidade e o tigre-cidade ganharam o óscar dos menores de 5 cá de casa).
Outro que oferecemos recentemente foi este, que também não temos, mas que também está na lista de espera (não é da Planeta mas é da Madalena).
É bom ver que se fazem coisas tão boas em Portugal.
....................................................................................................
Andar por aí
Planeta Tangerina, 2009
texto Isabel Minhós Martins, ilustrações Madalena Matoso
isbn 9789898145031
encontrado aqui
primeiro visto aqui

1 comentário :

  1. é lindo este livro. também não o temos mas fizemos a mesma batota quando o ofereci a um adulto amigo. nos blogs só é pena não se poder tocar no papel dos livros - o deste livro é muito bonito.

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful