11.9.09

11.09

Descobri que a minha máquina tira fotografias se forem mais ou menos às escuras por isso, enquanto espero pela nova (já a caminho!) aqui fica um livro para hoje. Guardava-o desde Março para o mostrar aqui neste dia. Cá em casa faz parte dos livros-pedidos desde então.

Melhor do que uma boa história, só uma boa história verdadeira. Quando acabo de contar um conto daqueles que os deixa embasbacados - às vezes parece que não gostaram, até, pelas caras sérias que fazem, mas afinal estão só a processar informação - a cereja em cima do bolo é dizer-lhes "E esta história aconteceu mesmo!!"
Philippe Petit é francês

e no dia 7 de Agosto de 1974 atravessou um cabo

que esticou entre as Torres Gémeas em Nova Iorque, então na fase final da sua construção.
O livro mostra esta aventura.
Os miúdos apercebem-se do perigo e hesito sempre ao contar este tipo de histórias: de facto a aventura é espantosa e lindíssima mas é também terrivelmente perigosa!?

Que estou eu a fazer a pôr estas ideias na cabeça das crianças. Sim, quero que sejam ousados e que façam coisas fantásticas mas, por favor, não se lembrem de andar em cima dum cabo a 400m de altura...
Não sou grande fã das ilustrações mas o livro é óptimo: história bem escolhida e bem contada,

paginação bem feita com desdobráveis a sublinhar as várias espantosas dimensões e proporções

(literalmente) deste feito.
No final conta-se que, embora as Torres já não existam, permanecerá para sempre gravada no céu e na memória a sua imagem

- a das Torres e a do homem que dançou, voou e descansou no ar, entre elas.
Ao "Porque é que as Torres já não existem?", congelo, não antecipei isto. Páro um segundo (foram mais, enfim) e decido não dar grandes explicações.

Philippe sonha e realiza o sonho. Haverá melhor história para contar?
-----------------------------------------------------------------
[Há um documentário sobre o assunto que ganhou o Grand Jury Prize: World Cinema Documentary and the World Cinema Audience Award no Festival de Sundance, em 2008; quero ver.]

..................................................................................................
The man who walked between the Towers
Square Fish, 2007
Mordicai Gerstein
isbn: 9780312368784
encontrado aqui

1 comentário :

  1. Que maravilha! Conhecia o facto mas não o livro ou o documentário. Não creio que lhes vá resistir. Obrigada por mais uma bela sugestão, já tinhamos saudades de vir aqui espreitar e ficar com vontade de ler ainda mais.

    ResponderEliminar

Designed by DigitalBeautiful